ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

O 1º FONEMAS convida docentes e discentes para participarem e divulgarem a sua produção científica e as suas experiências levando em conta os três aspectos muito importantes para a formação médica:
EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS e ATENÇÃO À SAÚDE.
A Comissão organizadora aguarda com entusiasmo os participantes e antecipadamente agradece o envio do seu resumo, que é parte indispensável para o sucesso do evento. Para isso foi estabelecida as normas para envio do resumo.
Para enviar um resumo, o congressista deverá acessar o link do 1º FONEMAS/ 8º CONEM no site (http://www.fonemas.univasf.edu.br), cadastrar- se e inscrever-se no evento.
As inscrições dos resumos serão feitas exclusivamente através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Submissões enviadas via fax ou correio não serão consideradas; ou seja, não será acatada nenhuma outra forma de envio.
Os dados dos trabalhos serão enviados à comissão julgadora e possivelmente publicados nos ANAIS do congresso da forma como forem enviados. Portanto, preencham os dados de forma correta e com atenção. O capricho na digitação das informações é importante.  

Resultados dos resumos enviados

Para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas propostas:

- Pelo menos um dos autores deverá estar obrigatoriamente inscrito no 1º FONEMAS;
Cada autor poderá ser primeiro autor em, no máximo, dois trabalhos. Para incluir os demais autores no resumo será necessário o nome completo, e-mail e instituição dos mesmos.
Não há limite na quantidade de autores, contudo, recomenda-se um número máximo de 6 autores; já que é do conhecimento geral que dificilmente ocorre a colaboração efetiva de muitos autores no mesmo trabalho.
Necessariamente um dos autores deve ser docente ou preceptor.
- Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação;
- Será de inteira responsabilidade do autor que submeter o resumo o fazer de forma correta. Qualquer erro de ortografia, gramática ou nomenclatura científica no resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor.
- Palavras-chave: utilizar até cinco, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (bvs.br).
- Não devem constar figuras (tabelas, quadros, gráficos ou imagens), tampouco referências bibliográficas no resumo.
- Os resumos deverão versar sobre um dos três eixos estabelecidos para este congresso: 

  • Metodologias Ativas
  • Educação
  • Atenção à Saúde


- É fortemente desencorajada a submissão de vários resumos correspondentes a um único trabalho científico.
- Obrigatoriamente, o resumo deverá respeitar as regras estabelecidas pelo sistema de submissão online.
- O resumo deverá conter no máximo 400 palavras. Os textos deverão ser enviados em português e em formato PDF.

Resumos que não obedeçam a esse formato serão automaticamente considerados “não recomendados”, na avaliação realizada pela Comissão de Revisores.

Os relatos de experiências devem mostrar reflexão sobre a prática, e são importantes elementos da produção do conhecimento, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos, de caráter exploratório ou não. Não serão aceitos relatos somente descritivos sem análise crítica ou reflexão. É interessante, sempre que pertinente, apontar, além dos aspectos bem sucedidos da iniciativa, aqueles componentes que não funcionaram conforme o previsto. Devem demonstrar capacidade analítica do(s) autor(es), ou seja, estabelecerem as evidentes conexões com algum marco teórico que orienta o debate acadêmico e político-institucional no campo da formação em saúde (exemplo: diretrizes curriculares, entre outros). 

Datas importantes:

- Prazo final para envio de trabalhos: 30 de abril de 2018.
- Data de divulgação dos resumos selecionados para apresentação no 1º FONEMAS: 05/05/2018.

A aceitação dos resumos estará condicionada à avaliação por parte da comissão organizadora do evento e comissão de revisores. A seleção dos resumos de trabalhos científicos e relatos de experiências a serem apresentados seguirá critérios de avaliação integrantes de baremas específicos para pesquisas e relatos de experiência.
Cada resumo será analisado por dois avaliadores. Os avaliadores emitirão pareceres individuais quanto à “recomendação” ou “não recomendação” do resumo. Em caso de pareceres divergentes, o resumo será
enviado a um terceiro revisor, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.
A Comissão Científica selecionará os resumos de trabalhos científicos e relatos de experiência que deverão ser apresentados sob a forma de Comunicação Oral ou de Pôster durante o Congresso. Os autores serão informados sobre a modalidade de apresentação, data, hora e local, com antecedência mínima de 15 dias do evento.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ORAIS:

Todos os trabalhos selecionados para apresentação na forma oral terão o tempo de apresentação de no máximo 10 minutos para cada trabalho.
Os trabalhos serão distribuídos em sessões com duração de 30min, de acordo com os temas. Cada sessão oral reunirá, no máximo, 3 trabalhos e, ao término de todas as apresentações, contará com mesa redonda com três convidados, que terão 10 minutos para abordagem do tema correlacionado à sessão, incluindo comentários sobre os trabalhos.
O apresentador deverá preparar sua apresentação em slides e entregá-la no mídia desk na véspera da data agendada para sua apresentação.
O padrão utilizado para as apresentações será o Microsoft Power Point.
O apresentador deverá estar presente na sala 10 minutos antes do início dos trabalhos. A ordem de apresentação será estabelecida neste momento.
As situações que suscitarem dúvidas ou omissas neste regulamento serão resolvidas pelos avaliadores da sala.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE POSTERES:

O pôster deverá ter as seguintes dimensões: 120cm de altura por 90cm de largura.
O pôster deverá ser impresso e fixado, sob a responsabilidade do apresentador.
O pôster deverá ser fixado no mural, conforme a data e a localização disponibilizada ao responsável, no máximo até às 8h30min do dia da sua exposição, devendo permanecer exposto até às 12h.
Ao final da apresentação, o congressista deverá recolher seu pôster.
Caso não seja retirado, será descartado.
Os pôsteres serão visitados no seguinte horário: domingo (dia 20/05), entre 8h e 12:30h. A apresentação do pôster será entre 10h e 11h. O avaliador poderá fazer perguntas ao apresentador que deverá estar presente em todo período de apresentação.

FORMATO DE ARTIGO CIENTÍFICO

- Os participantes podem enviar trabalhos na forma de artigo científicos que poderão ser publicados na revista Revista de Educação do Vale do São Francisco - REVASF. Ressaltamos que os artigos obrigatoriamente deverão ser enviados nas normas da revista.
Segue o link das instruções para os autores: http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines


/templates/frontend
frontend
/var/www/html/fonema.univasf.edu.br/templates
com_content
view: article


107
article
Trabalhos