Carolina Albuquerque da Paz

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (2008), mestrado em Promoção da Saúde pela University of Western Ontario (2011) e residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade de Pernambuco (2014). Atualmente é coordenadora do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco /Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Ciências da Vida, tutora do Programa Mais Médicos para o Brasil, Médica Reguladora da Gerência de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde de Caruaru.

 

 

Fernanda Soares Novaes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Médica Pediatra pelo Estado de Pernambuco, Professora voluntária e Co - fundadora da disciplina Comunicação em Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Perita Médica Federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mestre em Educação para Ensino nos Cursos de Graduação de Profissionais de Saúde. Pesquisadora em Educação Médica. Membro da Academia Americana de Profissionalismo em Saúde (APHC). Doutoranda em Saúde Integral na linha de pesquisa Educação nas Profissões da Saúde. Fellow FAIMER - 2017. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Perícia Ocupacional, Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Saúde, Relação médico-paciente, Bioética e Profissionalismo em Saúde.

 

 

Guilherme Rodrigues Barbosa

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2001) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2006). Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2014). Doutorando em Ensino em Saúde na Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente I da Universidade Federal de Sergipe - UFS, lotado no Departamento de Fisioterapia do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho - Campus Lagarto. Foi Coordenador Pedagógico do Campus. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde; Atividade física e Doenças crônico-degenerativas; Educação nas Profissões de Saúde; Interprofissionalidade.

 

 

George Dantas de Azevedo

 Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 Graduação em Medicina (1996) e em Gestão de Políticas Públicas (2015), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluiu o Doutorado em Medicina Área de Concentração Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (UFRN). Editor associado da Revista Brasileira de Educação Médica. Participante do Instituto Regional FAIMER Brasil (Programa de Desenvolvimento Docente em Educação Médica). Atua na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia Endócrina, Reprodução Humana e Educação das Profissões da Saúde. 

 

 

Iêda Maria Barbosa Aleluia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2015). Especialização em Educação na Saúde (FAIMER-Brasil, 2009) e em Psicologia Analítica (IJBA, 2005). Atualmente, é professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, médica do Hospital da Sagrada Família, professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Infecções Respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, avaliação, desenvolvimento docente, bioética e ensino médico.

   

Janaína Andrade Lima Salmos de Brito

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Odontologia/Dentística pela Academia Brasileira de Odontologia Militar/Hospital Geral de Recife, Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco com Fellow no The Forsyth Institute/Harvard University (EUA) e Doutorado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Odontologia em Clínica Odontológica, Dentística, Cariologia, Ortodontia e Odontopediatria; na área de Administração com ênfase em Sistemas Educacionais e de Gestão Pública e Privada; em Pesquisa em Saúde e Prática Baseada em Evidências, Metodologia Científica, Bioética e Habilidades Médicas. Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas, curso Medicina com Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem.

   

Karla Daniele de Sá Maciel Luz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2004) e mestrado em Psicologia Clínica - Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Doutorado pelo programa de Psicologia Clínica - Núcleo de Psicanálise na PUC/SP (2012). Professora Adjunto, nível 03, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando principalmente no atendimento clínico de pessoas com deficiência; como também no desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Psicanálise, Cultura e Religião. Atualmente está a frente do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas, Gabinete da Reitoria, desenvolvendo trabalhos sobre inclusão e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior. Há 19 anos desenvolve trabalhos voltados para inclusão social de pessoas com deficiência (saúde, educação, esporte e lazer).

 

 

Maria Helena Senger

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, campus Sorocaba (1981), residência médica em Endocrinologia (PUC/SP, campus Sorocaba), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Endocrinologia Clínica, ambos pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Medicina, área de Endocrinologia, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba - PUC/SP. Tem experiência e atuação nos seguintes temas: hormônio do crescimento, síndrome de Turner, síndrome metabólica, diabetes mellitus, além de educação médica e nas profissões da saúde. Além das atividades na graduação médica, desde 2011 ministra a disciplina de Metodologia da Investigação Científica aplicada à Educação em Saúde no Programa de Estudos Pós-Graduados - Mestrado Profissional - de Educação nas Profissões da Saúde da PUCSP. Também possui especialização lato sensu em Educação nas Profissões de Saúde (Universidade Federal do Ceará), área em que vem atuando desde 2001, quando exerceu o cargo de diretora da Faculdade de Ciências Médicas e posteriormente como coordenadora do curso de Medicina. Foi coordenadora da implantação do projeto pedagógico do curso de Medicina de Sorocaba (PUC/SP) e atuou na coordenação e desenvolvimento das atividades de projetos selecionados pelos Ministérios da Saúde, da Educação e OPAS, como PROMED, PRÓ-SAÚDE I e PET-SAÚDE (2009, 2010 e 2011). Desde 2007, participa das atividades do Instituto Regional FAIMER-Brasil (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research), como aluna em 2007 e 2008 e, subsequentemente até o momento atual, como docente.

 

 Marina Rodrigues Barbosa

 Graduação em Nutrição e Metabolismo pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (2007). Especialista em Nutrição Multidisciplinar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2009) e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2011). Doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2015), realizado no Laboratório de Fisiologia do Exercício. Fellow FAIMER Brasil 2017. Professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Educação em Saúde - Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho/Lagarto-SE. Coordenadora Pedagógica - Chefe da Divisão Pedagógica  DIPE/CAMPUSLAG. Possui experiência na área de Bioquímica, Fisiologia e Nutrição e Desenvolvimento Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: metabolismo energético, músculo esquelético, avaliação nutricional, nutrição experimental.

 

 

Newton Carlos Polimeno

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1975). Especialização (Residência Médica) em Medicina Interna e Hematologia (1977). Mestre em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1995). É consultor da área de Educação Médica desde 1990. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Hematologia e Oncologia. Na área da educação tem experiência em Educação Médica. Atualmente assessora o Curso de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Paulo Marcondes Carvalho Junior

Médico, concluiu o mestrado e o doutorado em engenharia biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas, o mestrado pelo Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Univ. de Illinois em Chicago. Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi docente na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), na Disciplina de Informática em Saúde e é docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento. Atua na área de Saúde, com ênfase em Informática em Saúde e Educação para Profissionais de Saúde. É professor do Programa FAIMER Brasil para Formação Docente na Área de Saúde da Universidade Federal do Ceará. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Marília (2014-2016) e do Conselho de Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação (2015). Atualmente é membro de Conselho Municipal de Saúde de Ararangá/SC (2016-). Representante Latino-Americano no Board of Directors da associação The Network - Towards Unit for Health e do Executive Board da Pan-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Está na Comissão de Implantação do Curso de Medicina do Campus Araranguá/UFSC. É membro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do MEC (2013-).

 

Romero Henrique de Almeida Barbosa

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade de Pernambuco (1998). Atualmente é médico Cardiologista e Diretor Técnico do INSTITUTO MÉDICO SÃO FRANCISCO-Paulo Afonso-BA. Em abril de 2015 tomou posse como Professor de Cardiologia do Curso de Medicina de Paulo Afonso-BA , da Universidade Federal do Vale do São Francisco(UNIVASF). Cumpriu o programa de residência médica na área de Clínica Médica(Medicina Interna) e o programa de residência médica em Cardiologia Atualmente exerce as áreas de medicina interna e cardiologia geral, com atuação e certificação nas áreas de: :Ergometria, Ecocardiografia Transtorácica .Além de estar exercendo suas funções como Docente de Cardiologia e a partir do final de julho de 2015 assumindo as funções de Coordenador do Colegiado do Curso de Medicina de Paulo Afonso-BA da UNIVASF como mandato provisório , efetivado pela comunidade acadêmica por dois anos a partir de outubro de 2015 ,sendo reeleito em outubro de 2017 para mais dois anos. Atuação ativa nas questões pedagógicas, como participação nas diversas comissões do colegiado, participação na construção do PPC (Projeto Pedagógico do Curso) do curso, onde o mesmo é totalmente pautado nas metodologias ativas de ensino -aprendizagem na medicina e membro efetivo do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Medicina da UNIVASF-Campus Paulo Afonso-BA. Em 2016 foi aprovado no Processo Seletivo Discente, turma 2016 do Mestrado Profissional em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco, PPGExR/UNIVASF, sendo sua matrícula realizada no dia 05/08/2016 na Secretaria da Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF, cursando regularmente. Mestrado interdisciplinar onde estamos tendo a oportunidade de estudar os determinantes sociais e de saúde das populações específicas com inserção no meio rural, como: rural, quilombolas, ribeirinhos e indígenas.

 

Rosângela Minardi Mitre Cotta

Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) - Área: Políticas de Saúde, Saúde Coletiva e Ensino na saúde (desde 1990). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia, Espanha - Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública (2002). Mestre em Extensão Rural, área Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Especialista e Tutora em Ativação de processos de mudanças para a formação de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ/REDE UNIDA (2005-2007). Supervisora e Orientadora de Aprendizagem do Curso de Formação de Competências Pedagógicas para o exercício da Preceptoria pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Ministério da Saúde e OPAS (2012, 2013, 2014, 2015). Orientadora de Aprendizagem (de tutores e especializandos) do Curso de Ativação de processos de mudanças para a formação de profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ/UAB(2011-2012). Especialista e Facult do Programa de Desenvolvimento Docente - FAIMER, Brasil (a partir de 2010). Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG (1984). Coordena o Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde da UFV (LABPlanGest). Coordenadora do Programa de Inovação em Docência Universitária da UFV (PRODUS). Coordena o Convênio de Cooperação mútua entre a UFV e Universidad de Valencia, Espanha (Convênio N.049/2013. Reitoria UFV- Portaria n.1695/2103, DE 27/11/2013); e o Convênio Cooperação mútua entre a UFV e Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal (Convênio N. 33/2013. Reitoria UFV - Portaria N. 0693/2014, DE 26/05/2014). Membro do corpo editorial e revisora de revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos financiados pela Fapemig, CNPq, Capes e Ministério da Saúde. Atua nas áreas de Políticas de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Determinantes Sociais da Saúde, Ensino na Saúde e Metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação. Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1986-1990) e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG (1985 1986).

 

Sérgio Zaidhaft

Mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Especialização em Educação para as Profissões de Saúde (FAIMER - UFC, 2012). Professor de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ (1980 - ) e do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá (2001 - ). Coordenador do Programa de Educação Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ (2009 - ). Diretor-Adjunto de Graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ (2010 - 2015). Coordenador do Programa de Mentoria da Faculdade de Medicina da UFRJ (2014 - ). Coordenador da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRJ (2014 - ). Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá (2016- ). Facilitador do Curso de Especialização em Educação para as Profissões da Saúde Faimer-UFC (2013 - ).


/templates/frontend
frontend
/var/www/html/fonema.univasf.edu.br/templates
com_content
view: article


105
article
Palestrantes